Na busca para uma perda de peso rápida, muitas pessoas acabam recorrendo a extremos como dietas super restritivas, uso de laxantes ou diuréticos e até mesmo de anfetaminas – ingrediente presente nos famosos medicamentos emagrecedores.
O que muitos não sabem é que, além dos efeitos colaterais indesejados que esse tipo de comportamento traz, os riscos à saúde são grande e podem, inclusive levar à morte. Confira aqui os riscos que você pode correr ao consumir remédios para emagrecer e como alcançar o seu peso desejado de maneira saudável.
Remédios emagrecedores: o que são e como funcionam
Muitos dos medicamentos utilizados como inibidores de apetite são drogas sintéticas da classe das anfetaminas. As anfetaminas eram utilizadas para manter os soldados acordados e alertas durante a Segunda Guerra. Esse tipo de droga também é comumente utilizada por trabalhadores que precisam se manter despertos durante longas jornadas, como caminhoneiros.
Um dos efeitos dessa classe de substâncias é a redução do apetite; dessa forma, a indústria começou a propagar os efeitos emagrecedores das anfetaminas.
Efeitos colaterais dos remédios para emagrecer
É inegável que a pessoa que utiliza esse tipo de medicamento para perder peso atinge o objetivo rapidamente. Os efeitos colaterais, por outro lado, podem permanecer a longo prazo e trazer consequências irreversíveis à saúde. Dentre os principais efeitos, destacam-se a insônia e a irritabilidade, que podem evoluir para surtos psicóticos e depressão causada pela abstinência. Além disso, órgãos como os rins, o coração e o intestino também são afetados por essas substâncias.
Muitas pessoas também voltam a ganhar peso rapidamente após suspender o uso de anfetaminas, já que o emagrecimento não foi associado a reeducação alimentar.
Isso mostra como a chave para a perda de peso consistente e duradoura passa pela modificação dos hábitos alimentares. Veja abaixo dicas de como emagrecer de forma sustentável e saudável.
Emagrecendo de forma saudável
- Procure ajuda de nutricionistas, médicos, psicólogos e educadores físicos para que a perda de peso seja saudável
- Modificar hábitos alimentares é a chave para o emagrecimento sustentável e duradouro
- Nunca tome medicamentos ou suplementos por conta própria
- Dormir bem, relaxar, praticar atividades físicas prazerosas e beber bastante água são comportamentos que auxiliam na perda de peso
- Foque não só na quantidade de alimento consumido, mas também na qualidade desse alimento
- Aplicativos de monitoramento da alimentação e atividades físicas podem auxiliar no processo de emagrecimento e manutenção do peso
Referências
Imagem: Hand photo created by jcomp – www.freepik.com
Emagrecedores vetados pela Anvisa e liberados pelo Congresso trazem riscos e dividem médicos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40748267 Acessado em 28 de junho de 2021.