O café da manhã ou desjejum como também é conhecido, é uma das principais refeições do dia, junto com o almoço e o jantar.
São chamadas de refeições principais pois são as refeições onde geralmente temos a maior oferta na quantidade de alimentos, assim como a quantidade de nutrientes e calorias (90%) do dia.
O café da manhã é a refeição em que interrompemos o jejum. (período em que não nos alimentos, desde a ultima refeição, o período do sono, até acordarmos).
Estudos mostram que fazer a refeição do café da manhã regularmente pode contribuir para saúde, com benéfico como o auxilio na perda de peso.
Como deve ser composto o café da manhã?
Os alimentos que são consumidos no café da manhã variam de acordo com fatores como:
- A região do pais → Influência da cultura sobre o alimento.
- Os hábitos alimentares → Alimentação saudável x alimentação sem padrões e/ou controle
- Conhecimento de alimentos → Possibilita uma maior variedade de alimentos, formas de preparo, aromas, sabores, cores e texturas, na dieta (o que diminui a chance de uma alimentação monótona)
Baseado no Guia Alimentar para População Brasileira (2014), selecionamos oito exemplos de café da manhã.
Todos de diferentes localidades do pais e baseados em alimentos in natura, minimamente processados e/ou preparações que utilizaram esses dois tipos de alimentos, para mostrarmos como o café da manha pode variar, com influencia da cultura e escolha de alimentos.
Café com leite, bolo de milho e melão. | Café, pão integral com queijo e ameixa. | Café com leite, pão de queijo e mamão | Suco de laranja natural, pão (francês) com manteiga ou margarina e mamão |
Leite, cuscuz, ovo de galinha e banana. | Café com leite, tapioca e banana | Café com leite, bolo de mandioca, queijo e mamão | Café com leite, cuscuz e manga |
Não tomou café da manhã?
Estudos mostram que assim como consumir o café da manha regularmente traz benefícios, deixar de consumi-lo pode trazer complicações a saúde, como:
- Baixo nível de glicose/açúcar no sangue (glicemia) → Importante para nos fornecer energia para realização das atividades diárias.
- Possibilidade de deficiência em cálcio → O café da manha geralmente é a refeição que mais consumimos leites e seus derivados.
- Aumento no consumo de lanches calóricos → Efeito compensatório para suprir as calorias e nutrientes que deixamos de consumir no café da manhã.
Ainda, os estudos mostram que o perfil das pessoas que não fazem essa refeição é semelhante, sendo:
- Pessoas sedentárias ou pouco ativas
- Fumantes
- Alcoolistas (uso frequente de álcool)
- Pessoas com sobre peso e/ou obesidade.
É muito comum a ocorrência de casos de pessoas que ao acordarem não tenham fome e/ou não conseguem se alimentar neste período do dia.
Atualmente, o tempo para o prepararmos o nosso próprio alimento e consumi-lo é curto e, muitas vezes nem temos esta possibilidade.
O Nutricionista pode nos ajudar na melhor composição do café da manhã, seja logo ao acordar, ou algumas horas depois disso, além de ter o conhecimento para nos auxiliar em outras questões que contribuem para uma alimentação saudável, como :
- Como escolher o nosso alimento
- Como preparar o nosso alimento
- Como armazenar e transportar o nosso alimento.
- Como podemos consumir o nosso alimento.
- Além de, adequar os mais variados tipos de alimentos dentro dos nossos hábitos e rotinas diárias
Como sugestões, nós da equipe Vitamenu, indicamos a leitura do Guia Alimentar para População Brasileira – 2ª Edição.
Este documento aborda orientações sobre alimentação adequada e saudável em relação a população brasileira.
Referências Bibliográficas:
Guia Alimentar para População Brasileira – 2ª Edição – 2014. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasileira-Miolo-PDF-Internet.pdf> Acesso em:10/04/2018.
HOFELMANN, Doroteria Aparecida; MOMM, Nayara, Café da manhã: omissão e fatores associados em escolares de Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de alimentação e Nutrição, vol. 39, nº 1, p.40-55, abril, 2014.
TRANCOSO, Suelen Caroline; CAVALLI, Suzi Barletto; PROENÇA, Rosana Pacheco da Costa, Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde, Revista de Nutrição, Campinas, vol. 23, nº 5, p.859-869, setembro/outubro, 2010.