Dieta ou treino: o que faz mais diferença na hora de perder peso?

O que é mais importante na hora de perder peso, dieta ou treino? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem diariamente. Será que somente restringir calorias, sem treinar, ou somente fazer exercícios, sem modificar a alimentação, podem ser suficientes para emagrecer? Veja nesse artigo o que temos a dizer sobre o assunto.

O papel da alimentação no emagrecimento

É inegável que a qualidade da nossa alimentação influencia – e muito – no nosso peso. Imagine que você faça exercícios físicos diariamente, mas continue com a alimentação desregulada, consumindo altas quantidades de alimentos processados, açúcar e gordura. Será que mesmo treinando com frequência você atingirá os seus objetivos de perder peso?

No início, você pode até ver alguma alteração na balança, mas provavelmente não será por estar “queimando” gordura e sim devido à redução do inchaço por desidratação. Isso mesmo, você estará apenas perdendo água. Com o tempo, o corpo vai se habituar ao exercício e manterá o seu peso estagnado, a não ser que você intensifique a malhação ao máximo e a queima de calorias seja muito superior à ingestão – o que é muito difícil com uma alimentação pouco saudável.

Além disso, consumir os alimentos corretos antes e após os treinos é essencial não só para a perda de peso, mas também para o ganho de massa magra. Mais massa magra significa também um metabolismo mais acelerado, o que potencializa a perda de peso. Alguns alimentos também possuem papel fundamental no emagrecimento devido aos seus nutrientes, como as proteínas, sementes, gengibre, canela, cereais, entre outros.

Como a atividade física acelera a perda de peso

Da mesma forma que uma alimentação equilibrada potencializa a perda de peso, a prática regular de atividades físicas também é fundamental para esse processo. Do que adianta manter uma alimentação saudável, sem manter o organismo em movimento, que é o que efetivamente queima a gordura? Nosso organismo tende a se “acostumar” com o tempo, tanto com a alimentação, quanto com os treinos. Mesmo que você mantenha uma dieta regrada, saudável, a falta de atividade faz com que o corpo ajuste a queima de calorias e a tendência é mantermos o peso estagnado.

Para perder peso é preciso gastar mais do que se consome, por isso a prática de atividades físicas deve ser regular e planejada de acordo com o seu objetivo.

Afinal, é dieta ou treino que importam mais na hora de emagrecer?

Tão importante quanto a alimentação é a prática de atividades físicas, variando intensidade e tempo, assim como aliando exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação etc.) e musculação. Você pode ter o melhor treino, mas se sua alimentação não for adequada, com certeza vai demorar mais para atingir seus objetivos – ou mesmo não conseguirá chegar lá.

Para algumas pessoas, manter uma alimentação saudável pode ser mais fácil do que ir diariamente à academia ou vice-versa. Mas se você reduzir a quantidade de calorias que consome ao mesmo tempo que mantém um gasto energético alto, o sucesso do emagrecimento será alcançado.

Referências

Afinal, o que é mais importante para perder peso, dieta ou exercício? Acessado em: 26 de julho de 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/10/18/o-que-e-mais-importante-para-a-perda-de-peso-dieta-ou-exercicio.htm
Imagem: Woman photo created by wayhomestudio – www.freepik.com

Gabriella Gachet

Gabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
Comece hoje sua vida saudável.
                       

É hora de conquistar seus objetivos! Dicas de Alimentação, Receitas, Sugestões de cardápios, Exercícios para fazer em casa, Rede social. Tudo em 1 um só aplicativo!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método