Os 10 hábitos seguidos pelos franceses para não precisar fazer dieta

Happy traveling woman in France eating croissans with coffee , sits by the table over pink background.

Estamos acostumados a ouvir que, para ser saudável e manter o peso, devemos reduzir o consumo de carboidratos, gorduras e doces.

Os franceses, entretanto, seguem na contramão de outros países ocidentais como os Estados Unidos e o Brasil – a prevalência de obesidade na população da França é de apenas 11% – mesmo consumindo diariamente pães, queijos, vinho e chocolate. Qual seria então o segredo da dieta francesa?

A diferença, segundo o médico neurofisiologista Dr. Will Clower, é a qualidade da alimentação francesa, aliada a outros hábitos como comer devagar, apreciar os bons momentos à mesa e reduzir a quantidade de comida. Os franceses não têm o hábito de tomar refrigerantes ou consumir alimentos ultraprocessados, como refeições congeladas ou margarina.

O segredo da dieta francesa

Segundo o Dr. Clower, o segredo da dieta francesa não é um segredo, na verdade.

Todos nós conhecemos os benefícios de consumir alimentos naturais, praticar atividades físicas regularmente, comer devagar e em pequenas porções.

E é justamente isso que os franceses estão acostumados a fazer no seu dia a dia. Baseado nisso, o médico elaborou um passo a passo com 10 etapas exemplificando o estilo alimentar francês, que quando seguido é capaz de proporcionar o emagrecimento, além de trazer mais saúde para quem o segue.

1. Comer devagar.

O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar para o cérebro o sinal de que estamos nos alimentando. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2. Garfadas menores.

O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.

3. Concentre-se na comida.

Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma mais do que realmente precisamos.

4. Apoie o garfo no prato.

Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato e não encha novamente até termina de engolir.

5. Sirva a comida em pratos pequenos.

Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos. Pratos grandes nos levam a colocar mais comida neles por acharmos que a quantidade é pequena.

6. Comidas totalmente sem gordura engorda.

Comidas sem gordura não satisfazem o organismo plenamente e geralmente contêm mais açúcares. A gordura traz mais saciedade pois demora mais a ser digerida.

7. Se não for comida, não coma.

Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como refrigerantes causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8. Coma em etapas.

Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.

9. Gordura é necessária na dieta.

Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantidade normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e peixes.

10. Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade

Alimentos pouco processados como frutas, verduras, carnes, ovos, queijo, iogurte e grãos trazem mais saciedade do que os ultraprocessados, como refrigerantes, refeições congeladas e biscoitos recheados. Faça suas compras mais em feiras livres do que em grandes redes de supermercados.

Alimentos que você sempre deve ter em casa

  • Peixes (salmão, sardinha, atum)
  • Grãos (granola, aveia, arroz integral, quinua)
  • Frutas, verduras e legumes
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha)
  • Óleos saudáveis (azeite de oliva, azeitonas, linhaça, castanhas)
  • Produtos de padaria com farinha integral (farinha, ervas, temperos, açúcar mascavo, pimenta)
  • Condimentos naturais e ervas (cúrcuma, pimenta, açafrão, gengibre, canela, alho, orégano, alecrim)
  • Lacticínios e ovos (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
  • Bebidas (suco de fruta natural, chá, água, vinho)

Referências

Plano francês de 10 etapas torna alimentação mais saudável. Acessado em 13/05/2021 no link: https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/plano-frances-10-etapas-torna-alimentacao-mais-saudavel.aspx

Imagem: Food photo created by svetlanasokolova – www.freepik.com

Gabriella Gachet

Gabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

Usamos cookies para melhorar sua experiência de uso, direcionar publicidade e entendermos como nosso clientes usam este site.