O vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19, segue se espalhando pelo Brasil.
Em quarentena, muitas pessoas tem relatado dificuldades de seguir a dieta e uma alimentação saudável. Pensando nisso, o Vitamenu reuniu informações para você permanecer se cuidando mesmo em quarentena!
O que é Coronavírus
COVID-19 é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). É um virus, e tem o nome de coronavirus pois seu formato se assemelha à de uma coroa.
Os sintomas mais comuns são nariz entupido, febre, tosse e dificuldades em respirar.
A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Acredita-se que o vírus tenha uma origem zoonótica, ou seja, naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos, porque os primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos.
Posso pegar Coronavirus
Sim! qualquer pessoa pode ser contagiada com o coronavírus. Aliás, a maioria das pessoas serão contagiadas no decorrer dos anos e ficarão imunizadas, como uma gripe. Quem nunca teve gripe? Mas calma!
A boa notícia, é que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos confirmados são ligeiros ou assintomáticos, ou seja, é portador mas não apresenta sintomas. E a maioria recupera sem sequelas.
No entanto, 15% apresentam infeções graves que necessitam de oxigênio e 5% possuem infeções muito graves que necessitam UTI e respiração artificial, os famosos ventiladores.
Como previnir?
A melhor opção que temos atualmente é evitando sempre que possível contato com outras pessoas, inclusive pessoas da própria família.
Evite abraços, beijos e apertos de mão. Se precisar sair, mantenha uma distância de no mínimo 1 metro de distancia das outras pessoas.
Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar!
Lave muito bem as mãos com água e sabão. Se estiver fora de casa, e não conseguir água e sabão, use Álcool Gel 70.
E o que a alimentação tem haver com isso?
Como sempre: tem tudo haver! A alimentação é um dos fatores que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. E como manter o sistema imunológico fortalecido? Com alimentação saudável, hidratação adequada e exercícios!
Neste momento, evite fazer dietas da moda como Low-carb ou Jejum intermitente. Dietas da moda quase sempre possuem deficiência nutricional o que afeta diretamente seu sistema imunológico. E por isso estas dietas só podem ser feitas com acompanhamento de profissionais e consultas presenciais e individualizadas.
Um sistema imune forte te garante uma recuperação mais rápida e com menos efeitos negativos caso você seja contagiado. Mas é importante destacar que nenhum alimento é capaz de evitar o contágio e curar de coronavírus.
Também não é aconselhável fazer uma restrição calórica muito acentuada. Tenha meta mais modesta ou até prefira apenas manter o peso neste período mais crítico da pandemia, no App Vitamenu você pode ajustar sua meta de perda de peso em seu perfil para saber a necessidade calórica diária.
Como alimentar-se melhor
Mais do que nunca hábitos saudáveis com reeducação alimentar e exercícios são fatores decisivos para sua saúde de curto, médio e longo prazo!
O Vitamenu é o único aplicativo do Brasil que não estimula dietas da moda, promovendo a verdade reeducação alimentar, com receitas saudáveis, dicas e sugestões de como melhorar sua própria alimentar.
Se ainda não conhece, instale hoje, é grátis!
Referencias Bibliográficas
Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 46» (PDF). Organização Mundial de Saúde. 6 de março de 2020. Consultado em 16 de março de 2020
R.M. Suskind, C.L. Lachney, J.N. Udall, Jr., “Malnutrition and the Immune Response”, in: Dairy products in human health and nutrition, M. Serrano-Ríos, ed., CRC Press, 1994. Consultado em 2 de Abril de 2020.