Na adolescência, período de intensas mudanças e de aumento dos níveis hormonais, é muito comum o aparecimento de cravos e espinhas.
Durante muito tempo a acne foi associada apenas às alterações hormonais durante a puberdade ou a gestação, mas hoje já se sabe que outros fatores influenciam, como o uso de maquiagens e até mesmo a alimentação.
Apesar do chocolate ter sido alçado ao posto de vilão, outros alimentos podem causar o aparecimento de espinhas – enquanto alguns podem prevenir o seu surgimento.
Nesse artigo você vai ver como a sua alimentação pode ajudar no controle da acne.
O que é a acne?
A acne é uma doença inflamatória da pele, normalmente causada pela obstrução dos poros. Quando os poros estão obstruídos, a gordura produzida pelas glândulas sebáceas se acumula, causando a inflamação característica da acne.
Os hormônios e uma alimentação inadequada, principalmente, são os maiores causadores da acne, que também pode surgir devido ao estresse, ao uso de maquiagem por longos períodos ou durante a gravidez.
Alimentos que pioram a acne
Apesar do que muitos falam, o chocolate sozinho não é o maior causador de espinhas. O chocolate amargo, inclusive, possui antioxidantes que fazem muito bem para a pele. Em geral, os alimentos ricos em açúcar como biscoitos, doces, refrigerantes e sorvetes podem piorar a acne quando consumidos em excesso.
Da mesma forma, o excesso de gorduras saturadas – presentes nos salgadinhos, frituras e fast-foods – também contribui para o aparecimento de espinhas, já que proporcionam uma maior inflamação no organismo.
Alimentos que melhoram a acne
Alguns alimentos, por apresentarem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, podem auxiliar a melhorar ou prevenir o aparecimento das espinhas e cravos. Veja aqui quais são eles:
- Peixes – ricos em ômega-3, substância anti-inflamatória
- Frutas e legumes amarelos – ricos em vitamina A, importante para a saúde da pele
- Castanha-do-Pará – rica em vitamina E, um poderoso antioxidante que auxilia a rejuvenescer a pele
- Frutas cítricas – fontes de vitamina C, importante para a produção de colágeno
Outras dicas importantes para prevenir as espinhas
Além da alimentação, outros cuidados com a pele são importantes para a prevenção da acne:
- Evite dormir de maquiagem e sempre utilize pincéis limpos e próprios
- Beba bastante água para manter a pele hidratada e livre de impurezas
- Utilize cosméticos certificados e apropriados para o seu tipo de pele
- Nunca estoure as espinhas e evite tocar no rosto com as mãos sujas
Referências
Muitos alimentos podem ajudar no tratamento para combater a acne. Associação Brasileira de Nutrição, 2014. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/muitos-alimentos-podem-ajudar-no-tratamento-para-combater-a-acne
Imagem: Woman photo created by wayhomestudio – www.freepik.com