O Feijão é conhecido como um dos maiores vilões na formação de gases, e muitas pessoas acabam evitando-o para prevenir de desconfortos estomacais ou até de constrangimentos após consumir este alimento.
Isso acontece porque o feijão é rico em carboidratos não absorvíveis, o que tende a fermentar no intestino.
Mas existem técnicas culinárias para minimizar os efeitos indesejados do feijão e deste modo consumir este alimento rico em proteínas e fibras todos os dias, sem se preocupar com efeitos indesejados!
Dica de como preparar o feijão
O dica para acabar com os gases é deixar o feijão de molho durante 12 horas, trocando a água pelo menos 2 vezes. Troque a água também antes de cozinhá-lo.
Existem vários benefícios ao deixar o feijão de molho antes de cozinha-lo:
- O tempo de cozimento será mais rápido, economizando no gás de cozinha.
- Eliminar fitatos, uma substância que dificulta absorção de alguns nutrientes.
- Elimina toxinas que estimulam a formação de gases.
Se ainda assim como esta dica simples você sentir algum efeito, pode tentar evitar comer a casca do feijão, servindo-se apenas com o caldinho.
Outra possibilidade é experimentar outros tipos de feijão, como o feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contém uma quantidade muito menor de um carboidrato que é responsável pela fermentação, produzindo menos gases no intestino.
Receita de Feijão Tradicional
Existe diversos modos de preparo do feijão, este é o modo mais tradicional e básico, mas que mesmo assim, é uma delícia para o dia a dia!