A banana (Musa spp) é provavelmente uma das frutas mais conhecidas do mundo.
Presente em todo o território brasileiro, tem grande importância, não só na alimentação, mas para economia. Segundo dados do IBGE, em 2016 o Brasil produziu 6.764.324 toneladas de bananas.
Muitas preparações culinárias e subprodutos podem ser feitas utilizando a banana. Um deles é a biomassa de banana verde.
Confira o artigo para conhecer um pouco mais sobre a biomassa de banana verde e ainda aprender como fazer a sua própria.
Biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde é feita, como o nome sugere, a partir da banana, quando ainda está verde e quando pronta, tem os aspecto de pasta.
Mesmo com os números de produção apresentados anteriormente, muito da produção de banana é perdida e a utilização dela, ainda verde, pode ser uma das soluções para diminuição de perdas e desperdício.
A banana tem uma boa aceitação, a medida que ela amadurece, perde o aspecto adstringente (o gosto que “amarra” na boca) e fica mais doce. Mesmo a banana sendo uma fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, é na banana ainda verde, que temos a maior concentração de minerais.
A banana verde permite a elaboração de alimentos, como pães, massas, maionese e patês. Sem alteração do sabor, além disso, melhora a qualidade nutricional, pois possui uma boa quantidade de fibras, proteínas, nutrientes e aumenta o rendimento do produto.
Além de sua composição e utilização na culinária, destacam-se seus efeitos benéficos ao organismo, entre eles, destacam-se:
- Flavonoides, auxiliando na proteção da mucosa gástrica.
- Amido resistente, atuando como fibra alimentar e prebiótico.
Na tabela abaixo, podemos ver a diferença da composição de 100g de banana madura (amarela) para a banana verde:
Aprende agora, como fazer a sua própria biomassa de banana verde, crie preparações e desfrute de seus benefícios.
Biomassa de banana verde
Ingredients
- 1 unidades Bananas bem verdes
Instructions
- As bananas verdes devem ser aquelas que foram retiradas do cacho diretamente para sua casa.
- Caso você não saiba onde encontrar bananas verdes, o ideal é pedir ao seu feirante que traga elas “frescas” (verdepara você.
- Com uma faca ou tesoura, separe as bananas verdes do cacho, deixando uma parte do talo para não expor o miolo das bananas, deixando-as bem fechadas.
- Lave-as bem as bananas.
- Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e leve ao fogo, aberta.
- Quando começar a fervura, adicione as bananas verdes com casca.
- Esse procedimento se chama “choque térmico” e é muito importante.
- Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo pela válvula, abaixe o fogo e deixe por 08 minutos.
- Depois desse tempo, desligue o fogo, mas não abra a panela.
- Não acelere esse processo, colocando a panela debaixo da água da torneira, por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.
- Destampe a panela e descasque as bananas com o auxílio de um garfo, pois é preciso descascá-las ainda quentes e depressa!
- No liquidificador ou processador, bata as bananas até que se transforme em uma pasta quente.
- Lembre-se de que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo.
- Caso a banana esfrie, coloque-a em banho-maria, espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.
Nutrition
Referências Bibliográficas:
A.F.B.V – Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde. Projeto Pró-Banana Verde-“O Ouro Verde do Brasil “. Disponível em: <http://www.brazilhost.com.br/bananaverde/projeto.htm>. Acesso em: 05/10/2018
RANIERI, Lucas Menezes; DELANI, Tieles Carina de Oliveira. Banana verde (Musa spp.): Obtenção da biomassa e ações fisiológicas do amido resistente. Revista UNINGÁ, v.20, n.3, p.43-49, out/dez, 2014
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFICA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=44>. Acesso em: 05/10/2018