Quando o assunto é perder peso, o que não falta são métodos que prometem os mais variados “milagres”, com dietas das mais diferentes – dieta da sopa, da lua, do sangue, do ovo, da berinjela… Nos anos 90, surgiu a chamada “dieta da USP” – que até hoje encontra adeptos entre os que buscam por uma perda de peso rápida. Mas o que é e como funciona a dieta da USP – e será que ela foi mesmo criada por pesquisadores dessa renomada instituição? É o que você vai saber nesse artigo.
Dieta da USP – como funciona
Surgida nos anos 90, a chamada dieta da USP prometia a perda de até 15kg em 15 dias, com um cardápio bem restritivo e controverso. Retirando todos os carboidratos da alimentação e deixando somente proteínas e gorduras – além de alguns alimentos pouco saudáveis, como presunto – essa dieta é considerada hipocalórica, com alguns dos cardápios não ultrapassando 300 calorias, o que é considerado muito baixo, mesmo para dietas com o objetivo de atingir grande perda de peso.
A dieta privilegia o consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras, como ovos, presunto, bacon e carne vermelha, além de outros com baixo valor energético, como alface, aipo, limão, biscoitos do tipo cream cracker, café e chá.
Apesar de promover um emagrecimento rápido, ela não deve ser considerada uma opção de dieta para perder peso, como veremos a seguir.
Por que a dieta da USP não deve ser seguida?
Com a restrição da maioria dos alimentos, a dieta da USP, além de monótona, pode trazer riscos à saúde. Os efeitos de seguir esse cardápio são alterações no humor, queda de cabelo, fraqueza, tontura, dores de cabeça e desmaios.
A longo prazo, os efeitos podem ser ainda mais graves, como perda de massa muscular e óssea, deficiência de vitaminas e minerais, aumento do colesterol, danos à visão e ao coração. Além disso, por ser muito restritiva, as chances de manter o peso perdido são muito pequenas – sabe-se que quanto mais restritiva a dieta é, maiores são as chances de voltar ao peso inicial, já que não foram construídos hábitos alimentares saudáveis e duradouros.
Essa dieta foi realmente criada na Univerdidade de São Paulo?
Não existem registros de que essa dieta tenha sido realmente criada por especialistas da USP.
Acredita-se que o nome foi utilizado apenas para trazer credibilidade ao vincular o método à essa instituição reconhecida por suas pesquisas de qualidade.
Justamente por esse motivo não é aconselhado seguir essa dieta – sempre procure a ajuda de especialistas para indicar qual a melhor forma de perder peso que se adequa à sua realidade.
Referências
Imagem: Food photo created by freepik – www.freepik.com
Dieta da USP. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-da-usp.htm Acessado em 28 de junho de 2021.