Whey Protein é um suplemento alimentar, comercializado na forma de pó e nada mais é do que a proteína do soro do leite!
As proteínas do soro do leite são extraídas durante o processo de fabricação de queijos.
Durante o processo de fabricação de queijos, dois produtos são gerados, um é o queijo (sólido) e outro é o soro do leite (liquido).
Benefícios do Whey Protein
Existem muitos estudos a respeito do Whey Protein e seus benefícios.
A seguir temos uma lista de alguns dos benefícios do Whey Protein.
- Excelente fonte proteica
- Atividade Antimicrobiana
- Melhorar o transporte de gorduras (lipídios) na corrente sanguínea
- Atividade antioxidante
- Melhora o sistema imune
- Favorece a absorção de minerais
- Auxilia na redução de gordura corporal
- Diminuição na reabsorção de cálcio
- Controle da pressão sanguínea
- Aumento na oferta de triptofano (aminoácido associado a sensação de felicidade e bem-estar)
Qual o melhor horário para consumir Whey Protein?
O Whey Protein pode ser consumido em horários diferentes ao longo do dia e se encaixar na nossa alimentação de várias formas.
O uso mais comum do Whey Protein é após o treinamento, para estimular o ganho de massa muscular.
Além disso, é usado em refeições intermediarias (lanche da manhã, lanche da tarde, lanche da noite) quando não se tem a praticidade de parar a atividade que estamos fazendo e comer o alimento em um local apropriado.
Pode ser utilizado no pré-treino (refeição antes do treino) quando o tempo entre a refeição e o treinamento é curto, por exemplo, pessoas que acordam cedo e treinam antes do trabalho ou estudos.
Muito usado também para receitas saudáveis, como:
- Bolos
- Panquecas
- Mingau
- Sorvete
- Crepes
- Mousse
- Bebidas geladas
Whey Protein é melhor do que alimento?
O Whey Protein, como citado deve substituir o alimento quando não temos a praticidade/oportunidade de realizar uma refeição adequadamente ou quando a refeição é complexa para a situação (como o caso de quem acorda cedo e não tem muito tempo entre a refeição e o treinamento, o que prejudica a digestão e pode causar mau estar).
Nestes casos o Whey Protein pode ser uma boa escolha para suprir essas situações, funcionando em conjunto com a alimentação e não simplesmente substituindo todo e qualquer alimento. Lembrando que o Whey Protein é fonte de proteína e necessitamos de outros nutrientes para o funcionamento do nosso corpo.
Não esqueça de consultar o/a nutricionista para que ele adeque o Whey Protein dentro das suas atividades e necessidades diárias, além do tipo mais adequado de Whey Protein para você.
Eu preciso de Whey Protein?
Como dissemos, o Whey Protein só faz sentido se você não consegue alimentar-se direito para suprir suas macros. O primeiro modo de saber se você tem essa necessidade é fazer o acompanhamento da sua alimentação. Um modo de fazer isso é usando um aplicativo com diário alimentar.
O Vitamenu é um aplicativo gratuito que pode te ajudar a saber quanto de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras você está consumindo. O Vitamenu pode ser baixado neste link para iOS e Android.
Com isso, você consegue entender sua alimentação e ajustar de modo correto, sem necessidades de gastar rios de dinheiro com suplementação.
Referências Bibliográficas:
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César; PAULA, Heberth de. Proteinas do soro do leite: composição propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para saúde humana. Revista de Nutrição de Campinas, vol. 19, nº4, p. 479-488, julho/agosto,2006.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos, Propriedades fisiologicas-funcionais das proteinas do soro do leite, Revista de Nutrição de Campinas, vol. 17, nº 4, p. 397-409, outubro/dezembro, 2004