As letras pequenas normalmente já atrapalham a leitura, as informações são complicadas de decifrar e ainda surgem vários nomes esquisitos na lista de ingredientes: assim fica difícil saber se um alimento é saudável lendo o rótulo. Mas calma, nesse artigo vamos te ajudar a decifrar essas informações e assim você conseguirá fazer escolhas mais saudáveis.
Lista de ingredientes
Primeiramente vamos começar pela lista de ingredientes: o primeiro item da lista é o ingrediente que aparece em maior quantidade em um produto. Dessa forma, se o primeiro ingrediente da lista é açúcar, por exemplo, você já sabe que esse alimento é rico em açúcar ou altamente calórico.
Além disso, você já consegue ter uma ideia se um pão ou biscoito é realmente integral, por exemplo, lendo a lista de ingredientes; neste caso, o primeiro deve ser farinha integral.
Fique atento, também, aos nomes “estranhos” que aparecem na lista; além de corantes e conservantes, o açúcar e o sal também podem aparecer “disfarçados”. Xarope de milho, de glucose ou de malte, açúcar invertido, sacarose e maltodextrina são algumas das formas de dar nome ao tão conhecido açúcar. Já o sal pode aparecer como glutamato monossódico, o famoso tempero rico em sódio que muitas donas de casa já conhecem.
Informação Nutricional
Normalmente apresentada dentro de uma tabela, a informação nutricional mostra a quantidade de nutrientes naquele alimento (carboidratos, proteínas, gordura, fibras, sódio etc.), o percentual de valor diário e a porção de referência.
O percentual de valor diário mostra a cada nutriente por porção de alimento, geralmente levando em conta uma dieta de 2000 calorias. Por isso, um produto que contém 20% de açúcar, por exemplo, fornece os 20% de açúcar total que deve ser consumido diariamente.
As quantidades mostradas na tabela são as da porção de referência. Ou seja, se a porção de referência de um biscoito são 6 unidades, as quantidades abaixo se referem a essas 6 unidades – portanto, muito cuidado: se você comer o dobro da porção, por exemplo, estará ingerindo o dobro das quantidades mostradas na tabela.
Para entender melhor, essas são as quantidades recomendadas de acordo com uma dieta de 2000 calorias:
- Carboidratos: 300 g
- Proteínas: 75 g
- Gorduras Totais: 55 g
- Gorduras Saturadas: no máximo 22 g
- Fibra Alimentar: 25 g
- Sódio: no máximo 2000 a 2400 mg
- Açúcares: menos de 150 g
Como escolher o melhor produto
Para acabar de vez com as dúvidas, separamos algumas dicas para te ajudar a saber se um alimento é saudável lendo o rótulo, confira aqui:
- Gorduras – Um alimento com baixo teor de gordura tem menos de 3 gramas em cada 100 gramas de produto ou 1,5 gramas em cada 100 ml
- Açúcar – Alimentos com mais de 15 gramas de açúcar a cada 100 gramas são considerados ricos em açúcar. Prefira os que tem menos de 5 gramas de açúcar em cada 100 gramas
- Sódio – Prefira produtos com menos de 400 mg de sódio por porção
- Fibras – Alimentos ricos em fibras são aqueles que possuem mais de 3 gramas de fibra por porção
Gorduras trans, você sabe o que é?
Muitos produtos indicam no rótulo “sem gordura trans”, mas o que isso significa exatamente? As gorduras trans são um tipo de gordura derivada do processamento de óleos vegetais. Essa gordura, porém, é muito prejudicial, já que quando consumida em excesso pode levar ao entupimento das artérias e ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Alimentos como salgadinhos, sorvetes, batata-frita congelada, entre outros, podem conter gorduras trans, então fique atento!
Agora você já é capaz de saber se um alimento é saudável lendo o rótulo!
Se antes os rótulos eram um mistério, agora você já tem as ferramentas para decifrar essas informações e fazer escolhas mais saudáveis! Embora pareça difícil no começo, com essas dicas você conseguirá saber se um alimento é rico em fibras, baixo em açúcar, identificar os ingredientes da lista e assim saber se um alimento é saudável lendo o rótulo.
Referências
Rotulagem de Alimentos ANVISA. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem