Todos nós precisamos gastar uma certa quantidade de energia diária para realizarmos nossas funções vitais, funções que nos mantem vivos.
Essa energia, que é medida em calorias, não tem um valor fixo e varia de acordo com cada indivíduo, além de fatores como peso, atura, sexo, entre outros.
De forma geral, essa energia diária é o parâmetro que temos para manutenção e controle de peso.
- Manter o peso → Consumir exatamente a quantidade de calorias que necessitamos por dia,
- Perder peso → Consumir menos calorias que necessitamos por dia,
- Ganhar peso → Consumir mais calorias que necessitamos por dia
Alimentos termogênicos são aqueles que podem auxiliar o corpo a gastar mais energia ao longo do dia.
Estudos mostram que o uso de termogênicos pode auxiliar na perda de peso, diminuição do IMC e gordura corporal.
Porém o abuso do uso de termogênicos pode trazer problemas a saúde, como: cefaleia, acne, insônia, taquicardia, agressividade e alterações de humor.
Antes de usar este ou qualquer tipo de suplemento, um especialista, como a/o nutricionista deve ser consultado, para que ele faça uma orientação individualizada e adequada as sua necessidades diárias e, sem riscos a saúde.
Preparamos uma lista de alguns alimentos termogênicos:
- Chá verde
- Guaraná
- Café
- Canela
- Gengibre
- Pimenta vermelha
Referências Bibliográficas:
MURARO, Caroline Rosa; SALDANHA, Ricardo Pedrozo, Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo, Revista Perspectiva e Saúde: Ciência e saúde, vol. 1, nº1, p. 85-96, 2016.
WAHRLICH, Vivian; ANJOS, Luiz Antonio dos, Aspectos históricos e metodológicos da medição e estimativa da taxa metabólica basal: uma revisão da literatura. Caderno de Saúde Publica, do Rio de Janeiro, vol. 17, nº 4, p. 801-807, julho/agosto, 2001.