Você já deve ter ouvido, inclusive de sua nutricionista, que para uma alimentação saudável é importante uma alimentação com alimentos de diferentes cores, popularmente chamado de “Prato Colorido”. Mas será que isso é verdade ou mais um mito?
Antes de desmistificarmos precisamos entender: O que é uma refeição saudável?
O que é um Alimentação Saudável?
Como já escrevemos em diversos outras publicações, já sabemos que devemos evitar os alimentos ultraprocessados e processados, pois são considerados alimentos “de mentira”. Devemos dar preferencia aos alimentos de verdade, que são aqueles “in natura” ou minimamente processados
Dado este primeiro passo da escolha dos alimentos, é importante entender que nosso organismo precisa de vários nutrientes para funcionar corretamente como carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. E é por este motivo que as dietas da moda são um péssimo modo de perder peso, pois na maioria das vezes são acompanhados de restrição de algum nutriente. É o caso da dietas low-carb que faz restrição de carboidratos, ou o Jejum Intermitente que é pior ainda quando é feita por longos períodos de tempo e que podem causar desnutrição! Alem de ser comprovado que estas dietas não oferecem uma perda de peso maior que uma restrição simplesmente calórica, mas saudável.
Então resumidamente concluímos o básico de uma alimentação saudável:
- Consumir alimentos in natura ou minimamente processados.
- Evitar alimentos ultra-processados e processados.
- Alimentar-se com vários nutrientes para manter o corpo funcionando corretamente.
Ok, mas como consumir todos os nutrientes que nosso corpo precisa?! Como vamos saber quais alimento tem as vitaminas certas? A resposta é: nas cores!
Os nutrientes e as cores dos alimentos
Como falamos, um dos segredos de ter uma alimentação saudável está na variação de nutrientes que consumimos, quanto mais nutrientes diferentes consumimos, melhor nosso corpo vai funcionar.
E a dica para consumir alimentos nutricionalmente diferente esta nas cores! Por que?
Por que as cores dos alimentos representam seus nutrientes! Legal, né?
Veja alguns exemplos de cores e alguns de seus nutrientes:
- Verdes: Vitamina A, K e C. Alem de magnésio e serem boas fontes de ferro, potássio, cálcio e fibras. (Exemplo: Acelga, Brócolis)
- Vermelho: Vitamina C e A, além de potássio e ferro. (Exemplo: Tomate, cebola vermelha, Morango)
- Roxo: Vitaminas A, C e K, e sais minerais como Cálcio e Potássio (Exemplo: Repolho Roxo )
- Amarelo: Vitamina A, C e B. Alem de cálcio, ferro e potássio. (Exemplo: Banana, Abóbora…)
Portanto, a dica de fazer um prato colorido é verdadeira!
Se você quiser acompanhar sua alimentação de modo saudável e ler mais dicas como estas, instale o Vitamenu agora em seu celular, é grátis! Clique aqui para instalar.
Referências
Harvard Health Publishing – “Add color to your diet for good nutrition”, visitado em 21 de Julho de 2019 no link: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/add-color-to-your-diet-for-good-nutrition