Dia 31 de Agosto é o Dia do Nutricionista! Estes profissionais contribuem para uma nova maneira de viver das pessoas.
Maneira de viver? Isso mesmo! Você sabia que a palavra dieta, do grego díaita, significa “maneira de viver“?
Atualmente, falar de alimentação saudável não é uma tarefa muito fácil. O simples ato de comer, traz questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais. E tudo isso deve ser considerado quando este assunto aparece em pauta!
Hoje, as pessoas referem-se a alimentação saudável como o consumo restrito de alimentos e nutrientes…aquela “tal dieta” que se inicia sempre as segundas-feiras. Sabe qual é? Pois bem, o padrão de beleza imposto por muitos famosos e redes sociais, desperta a curiosidade em experimentar tudo o que é “low” e a compra somente do que é “free” e infelizmente esquecendo ou não conhecendo a real NECESSIDADE!
A palavra dieta, do grego díaita, significa “maneira de viver” e seu conceito se modificou ao longo dos anos, ligada a restrição de alimentos e nutrientes.
Como o nutricionista faz uma dieta?
A prescrição da dieta ou prescrição dietética é baseada em diversos critérios de seleção dos alimentos, e deve buscar os conceitos de alimentação adequada, estudada pelos princípios da ciência da Nutrição. Por isso, o acompanhamento nutricional compete ao profissional que domine o assunto…o Nutricionista!
Planejar uma “dieta” ou “plano alimentar” ou simplesmente a entrega de um cardápio personalizado, significa dispor alimentos baseada em critérios científicos, culturais, e principalmente pessoais, respeitando a fase do indivíduo (criança, adolescente, gestante, etc) e suas preferências.
Assim, o acompanhamento nutricional leva-se em consideração:
- Acesso à Variedade
- Gênero: masculino ou feminino
- Fase da vida: Gestante, criança, adolescente, adulto, idoso,
- Atividades: tipo de atividade física, tipo de trabalho, rotina,
- Estado Nutricional: através de medidas e exames solicitados,
- Aspectos emocionais e sociais
- Fatores patológicos (doenças) e hereditários.
Notou a importância de um acompanhamento nutricional? Por isso, tenha cuidado ao acompanhar “dietas” de outras pessoas, não respeitando as suas particularidades! Nem sempre o que deu certo para o outro pode dar certo para você! #sigaumnutricionista
Junta com seu nutricionista você pode usar o Vitamenu, que é um aplicativo que te oferece sugestões de cardápios ou a possibilidade de montar a dieta prescrita por seu nutricionista. Deste modo você tem sempre como controlar sua dieta após a consulta! Comece usar o Vitamenu hoje!
Dia 31 de Agosto, dia do Nutricionista!
Referência Bibliográfica:
Philippi, S.T; Aquino, R.C de. Dietética: princípios para o planejamento de uma alimentação saudável. Barueri, Sp: Manole, 2015.