O que é o Guia Alimentar Para População Brasileira?
É um documento que contém explicações sobre alimentação, com foco na população brasileira, pensando em uma alimentação que seja adequada e saudável.
Foi elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a NUPENS (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) da Universidade de São Paulo (USP).
É uma ferramenta que pode auxiliar no processo de educação alimentar e nutricional.
Muitas instituições utilizam o Guia Alimentar Para População Brasileira em suas ações e/ou faz sua divulgação, a fim de incentivar sua leitura, como:
- Ministério da Saúde
- Conselho Regional de Nutricionistas
- Conselho Federal de Nutricionistas
- Agencia Nacional de Saúde Complementar
- SUS
- Organização Pan-Americana de Saúde
Nós do Vitamenu utilizamos o Guia Alimentar para levar conhecimento para você!
Ficou interessado? Acesse o Guia Alimentar no link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Principais dicas do Guia Alimentar da População Brasileira:
Alimentos in natura e minimamente processados.
- Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
- Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
Uso de óleos e gorduras
Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
- Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.
Ingestão de água
- Como qualquer alimento, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente; outros precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas.
Como escolher alimentos
- Alimentos devem ser adquiridos em mercados, feiras, sacolões, açougues e peixarias que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação.
Informação confiável
- Há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis Utilize, discuta e divulgue o conteúdo este guia na sua família, com seus amigos e colegas, e em organizações da sociedade civil de que você faça parte.
Referência Bibliográfica
Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para População Brasileira. 4ª Edição. Brasilia: 2014. 158p.