O que é a dieta low carb?
Dieta lowcarb também é chamada de dieta cetogênica, ou dieta da proteína. A dieta low carb geralmente é relacionada à uma grande restrição no consumo de carboidratos, proporcionando o consumo quase que exclusivo de proteínas e lipídios, acompanhada ou não de um déficit calórico.
Efeitos positivos da dieta low carb
O principal efeito positivo da dieta lowcarb é que indivíduos obesos e/ou pré-diabéticos podem se beneficiar dessa estratégia para melhora do perfil lipídico e glicêmico.
Estudos recentes indicam que a perda de peso é comparável ao de uma dieta balanceada, apenas acompanhada de uma restrição calórica. Ou seja, a perda de peso rápido até o momento se demonstra um mito.
A vantagem para algumas pessoas pode ser por conta de se sentirem saciadas por mais tempo por conta da alta quantidade de proteínas ingeridas. No entanto, uma dieta equilibrada, criada e ajustada por um profissional, e um bom planejamento pode trazer benefício equivalente para você.
Efeitos negativos da dieta cetogênica
Em relação aos efeitos negativos, é comum observarmos o uso equivocado da dieta low carb, onde apenas é retirado o carboidrato, e a composição nutricional da dieta não é individualizada e estruturada adequadamente.
Esse fato nos leva a efeitos adversos devido ao consumo inadequado de macronutrientes (proteína, carboidratos e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais), como é o caso de constipação intestinal e aumento da fração LDL de colesterol (colesterol ruim).
Paralelamente, outro efeito negativo da dieta low carb é o tempo de adesão e manutenção da dieta, que é difícil de ser mantido por um longo período e, aliado a monotonia alimentar (repetição dos mesmos alimentos em várias refeições) que as dietas restritivas ocasionam, podendo contribuir para o comer compulsivamente e até chegar ao ponto de transtorno alimentar, com a reintrodução de carboidratos na dieta.
Existem estudos (veja os artigos originais aqui e aqui) que acompanharam pessoas que fazem dietas pobres em carboidratos com o objetivo de elucidar seus efeitos de longo prazo e os resultados apontaram que as pessoas que realizam esse tipo de dieta têm uma maior taxa de mortalidade por causas gerais e doenças cardiovasculares em pessoas que fazem dietas com pouco carboidrato e muita proteína.
Como escolher uma dieta?
Antes da escolha por uma determinada dieta é preciso conhecer seus efeitos positivos e negativos e analisa-la, baseando-se em sua rotina diária de atividades, saúde, segurança alimentar e o planejamento nutricional individualizado, a fim de se beneficiar da dieta e alcançar o objetivo desejado.
Lembrando que em qualquer situação é recomendado o acompanhamento de um profissional.
Como o Vitamenu pode ajudar a melhorar sua alimentação e ainda emagrecer?
O Vitamenu possui sugestões de cardápios nutricionalmente balanceados, alem de cardápios e receitas saudáveis. Contador de calorias, proteínas e carboidratos para você ajustar sua alimentação.
Aproveite este e diversos outros benefícios, instalando o Vitamenu.
Referências Bibliográficas
PELLARANO, Joana Angélica, “Low carb, high fat”: comensalidade e sociabilidade em tempos de dietas restritivas, São Paulo, p 493-506, 2015
MELO, Krain Santos de , Efeitos agudos da reintrodução de carboidratos sobre a composição corporal avaliada por absortometria de raios-x de dupla energia (DXA), 2017, 34f, (Pós- Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde) – Universidade de Brasília, 2017
XAVIER, Sofia Alexandra Cêa, Dietas pobres em hidratos de carbono na perda de peso corporal, 2017, 24f, (Bacharel em Ciências da Nutrição) – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 2017
Noto H, Goto A, Tsujimoto T, Noda M. Low-carbohydrate diets and all-cause mortality: a systematic review and meta-analysis of observational studies. PLoS One. 2013;8(1):e55030.
Lagiou P, Sandin S, Lof M, Trichopoulos D, Adami HO, Weiderpass E. Low carbohydrate-high protein diet and incidence of cardiovascular diseases in Swedish women: prospective cohort study. BMJ. 2012 Jun 26;344:e4026.