Se um prato de frutas e um brigadeiro tiverem a mesma quantidade de calorias, qual você escolheria?
Aposto que a maioria vai escolher o brigadeiro, não é mesmo? Escolhemos o brigadeiro porque imaginamos que, se os dois têm as mesmas calorias, isso não vai fazer diferença. Mas a questão aqui não são apenas as calorias, são os outros benefícios que estão por trás dessa escolha.
Esse é justamente o conceito de densidade calórica! veja aqui por que você precisa conhecê-lo para perder peso com eficácia.
O que é densidade calórica?
A densidade calórica é a relação entre as calorias de um alimento e a sua quantidade ou volume. Se você tem 300 calorias para consumir, por exemplo, é muito melhor escolher um prato de frutas do que um doce, já que a quantidade de frutas será muito maior, promovendo mais saciedade do que o doce.
Os alimentos com baixa densidade calórica, como as frutas, verduras e legumes, proporcionam maior saciedade e contêm vitaminas, fibras e minerais necessários à saúde. Por outro lado, alimentos com alta densidade calórica são, em geral, pobres em nutrientes, trazem pouca saciedade e benefícios à saúde.
Vamos considerar que uma fatia de pizza com refrigerante possui a mesma quantidade de calorias de uma refeição com arroz, feijão, carne, legumes e verduras e uma fruta. A pizza é pobre em vitaminas, minerais e fibras, rica em açúcar e gordura. Já a refeição, em um volume muito maior de alimentos, possui fibras, vitaminas, minerais, proteínas, ou seja, possui uma densidade calórica menor – e um valor nutricional muito maior.
Densidade Calórica x Densidade Nutricional
Se você está buscando perder peso, a melhor opção é incluir alimentos com baixa densidade calórica, pois você irá se sentir mais bem alimentado por mais tempo, o que vai diminuir a sua ingestão de calorias.
Com a mesma quantidade de calorias, você come muito mais frutas comparado ao doce, como vimos anteriormente. Para emagrecer, não basta reduzir a quantidade de alimentos se a qualidade não é a ideal – o perfil nutricional dos alimentos influencia diretamente o sucesso do processo de emagrecimento.
Alimentos ricos em fibras e proteínas são, em geral, alimentos com menor densidade calórica e mais nutritivos. Você pode consumir um volume maior desses alimentos, sem influenciar tanto a quantidade de calorias ingeridas. Frutas, verduras, carnes magras, cereais integrais e laticínios desnatados são poções excelentes para incluir na sua dieta se você está buscando emagrecer. Ao contrário, alimentos ricos em açúcar e gordura são normalmente mais calóricos e pobres em nutrientes – suas calorias a mais não promovem saciedade e ainda contribuem para o aumento do peso.
Referências
Coma mais e Emagreça. Visitado em 25 de Maio de 2021 no link: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1771-coma-mais-e-emagreca
Imagem: Background photo created by freepik – www.freepik.com