Você conhece todos os cortes de carne bovina?
Come acém, alcatra, maminha, fraldinha, coxão mas não faz ideia de que parte da vaca seja?
Nós do Vitamenu, preparamos para hoje, o dia do Açougueiro , um texto mostrando a localização de cada corte e um pouquinho sobre eles. Confira abaixo.
Cupim
O Cupim é Saboroso e macio, possui uma quantidade de gordura bem característica. O corte exige uma longo tempo de cozimento. Cozinhar antes de assar na panela de pressão pode deixar a carne ainda mais macia.
Acém
Acém é um corte um tanto quanto magro. Seu preparo deve ser em calor úmido, o que garante os melhores sabores a carne.
Paleta
O corte da paleta pode ter ou não ossos, as fibras são longas e uma gordura concentrada, tornando assim um corte saboroso. A paleta pode dar origem a cortes como peixinho e o lagarto
Peito
O peito é um corte de textura firme, o modo ideal de preparo do peito é o cozimento lento. Assim como a paleta, também pode ser encontrado com ou sem osso.
Músculo dianteiro
O músculo dianteiro é saboroso e versátil, pois pode ser preparado de muitas formas, como: refogado, ensopado e assado.
Capa de Filé
A textura da capa de filé não é regular ao longo da peça, além de apresentar uma grande quantidade de nervos. É um corte que deve ser preparado em cozimento longo
Costela
Costela é um corte com grande variedade de sabores, texturas e aromas. É um corte um pouco seco. Devido a quantidade de fibras, exige um cozimento longo.
Músculo traseiro
Corte praticamente sem gordura e com fibras, também pode ser facilmente encontrado como músculo mole.
Coxão mole
Corte macio e o corte da carne deve ser no sentido transversal em relação as fibras, que são macias e curtas
Lagarto
O Lagarto é um corte da carne que possui uma cor mais clara que os demais, é magro e possui fibras longas e tem o formato arredondado bem característico. Normalmente feito recheado com legumes. Além do corte cru que da origem a carpaccio.
Maminha
A Maminha é saborosa e suave, deve ser cortada contra fibra para garantir essas características, também conhecida como ponta de alcatra, devido a ser um dos corte que ajuda a compor a alcatra.
Bife vazio ou Pacu
O corte fica localizado próximo as costelas e possui fibras longas. O preparo recomendado é grelhado em panelas longas, especificas para bistecas ou cortes semelhantes.
Patinho
Corte magro, porem menos macio que alguns cortes, como a alcatra. O corte deve ser contra as fibras.
Picanha
Corte macio, com uma capa de gordura característica, o que confere o seu sabor característico, tornando um dos cortes mais populares e apreciados.
Cauda/Rabo/Rabada
A carne deste corte cobre vários ossos. além de não ter um consumo muito frequente no pais, é rico vitaminas e apreciado mundialmente.
Fralda/Fraldinha
O corte possui fibras longas e grossas, tornando a carne mais macia e saborosa. As peças que apresentam maior quantidade de gordura tendem a ser mais saborosas
Alcatra
Outro corte que é um dos preferidos. A alcatra da origem a vários outros cortes, além de sua versatilidade no preparo. Os cortes devem ser usados com um tamanho grande, pois podem ressecar se forem pequenos.
Ponta do Contra-filé
Corte de fibras curtas, tornando-o um corte macio e suculento. Quando apresentado com osso, pode ser chamado de bisteca ou chuleta. O preparo ideal é na grelha.
Contra filé
O corte possui uma camada de gordura em sua lateral, tornando-o macio, suculento, com o sabor característico marcante. O ideal é utilizar o corte malpassado ou ao ponto.
Filé-mignon
O corte possui um sabor mais adocicado, é suculento e macio, mesmo possuindo pouca gordura. É provavelmente o corte mais magro de todos. O ponto ideal é rosado, ao ponto para malpassada.
Coxão Duro
O corte possui fibras longas e rígidas, além da capa de gordura característica na parte externa. O cozimento deve ser lento
Referência
Friboi. Disponivel em: <http://academiadacarnefriboi.globo.com/dicas/mapa-de-cortes-do-boi>. Acesso em: 08/10/2018