O chocolate, é um produto feito a partir do fruto do cacaueiro, conhecido como Cacau.
O cacau e, é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo.
Podemos preparar e consumir o chocolate das mais variadas formas, como: tabletes, fondue, bolos biscoitos, sorvetes, cereais, caldas, entre outros.
Preparamos algumas dicas para você comer os chocolates sem culpa e aproveitar seus benefícios.
Quais são os tipos de chocolates que existem?
- Chocolate amargo → Preparado com cacau, pouco açúcar, com ou sem a adição de açúcar
- Chocolate meio amargo → Preparado com cacau, pouco açúcar, com ou sem a adição de açúcar (a diferença para o chocolate amargo é o teor de cacau que varia, assim temos os chocolates com % de cacau diferentes)
- Chocolate de soja → Preparado com soja ao invés de leite. O sabor é semelhante ao chocolate amargo. Este chocolate não contem lactose e glúten, podendo ser consumido por vegetarianos, veganos e pessoa com intolerância a glúten e/ou lactose.
- Chocolate ao leite → Preparado com pasta de cacau, açúcar e leite (leite em pó, evaporado ou condensado).
- Chocolate branco → Prepara com manteiga de cacau, açúcar e leite (Não tem cacau em sua composição, por isso é comum que não seja classificado como chocolate)
E agora que sei os tipos de chocolate, qual eu escolho?
O tipo de chocolate mais recomendado para o consumo é o chocolate amargo. Quanto maior a porcentagem (%), melhor. Essa porcentagem significa a quantidade de cacau que temos no chocolate.
O chocolate e o cacau, são ricos em antioxidantes naturais (flavonoides) que podem prevenir doenças como: aterosclerose, problemas do coração, diabetes, câncer, o envelhecimento precoce entre outros.
A quantidade de cacau e o sabor amargo influenciam a quantidade de flavonoides (antioxidantes naturais), quanto mais cacau e mais amargo o gosto, mais antioxidantes teremos no chocolate.
Porem, o chocolate amargo tem um gosto forte, o que pode fazer com que se acostumar com o gosto seja difícil. A dica é começar por uma % de cacau menor, como 45% , 50% até chegar em chocolates amargos, como, 70%, que é a indicação/escolha mais saudável.
E tem algum chocolate que não é indicado para o consumo?
O chocolate branco, por não conter cacau em sua composição, não é classificado como um tipo de chocolate (como por exemplo,o chocolate amargo e o chocolate ao leite), além de conter gorduras saturadas em sua composição, assim como a alta quantidade de açúcar, que são prejudiciais a saúde.
Ganhei/Comprei ovos de Páscoa antes de ler esse artigo, o que eu faço?
Coma! Temos algumas estratégias que podem te ajudar a comer sem culpa.
- Compartilhe seu chocolate com pessoas que você ama, comer acompanhado e em lugares aconchegantes traz prazeres além do paladar.
- Parta o ovo/chocolate em pedaços e coma em porções pequenas, ao longo da semana.
- Se sentiu satisfeito (a)? Congele o que sobrar para comer e dividir em outras ocasiões
- Mais de um ovo? Abra um de cada vez, isso ajuda a evitar a vontade de comer todos ao mesmo tempo.
Lembre-se: vida saudável é o equilíbrio de diversas atitudes no dia a dia!
Referência Bibliográfica:
BATISTA, Ana Paula Sabbag Amaral, Chocolate: Sua história e principais características, 2008. 56f. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu em Gastronomia) – Centro de Excelência em Turismo, Brasilia, 2008.
RICTHER, Marisol; LANNES, Suzana Caetano da Silva, Ingredientes usados na industria de chocolate, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 43, n3, p 358-369, Julho/Setembro, 2007.
TITTONA, Natacha; SHUMACHERB, Andrea Bordin; DANI, Caroline, Estudos comparativos da quantidade de polifenóis totais e da atividade antioxidante em diferentes chocolates: ao leite, meio amargo,amargo e de seja, Ciência em Movimento, nº 33, p. 77-84, fevereiro, 2014.