O chocolate, doce preferido de 9 entre 10 pessoas ao redor do mundo, é feito a partir das sementes do cacau secas, torradas e moídas. A essas sementes, adiciona-se leite, açúcar ou outros ingredientes e o chocolate está pronto para comer.
Porém, quanto mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau e, consequentemente, maior é a concentração de substâncias benéficas à saúde. Dessa forma, será que você precisa substituir o chocolate pelo cacau em pó na sua alimentação?
Benefícios do cacau para a saúde
O cacau é uma fruta tropical, nativa da América Central e cultivada no Brasil principalmente nas regiões norte e nordeste. Além disso, o cacau é rico em substâncias chamadas compostos bioativos, ou seja, que desempenham alguma função nosso organismo, trazendo benefícios à saúde.
Dentre essas substâncias destacamos os polifenóis, compostos antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória, antienvelhecimento e que podem prevenir doenças.
O cacau também é rico em cafeína, substância estimulante do sistema nervoso, que melhora a circulação sanguínea, aumenta a disposição, a concentração e o foco. Confira aqui alguns desses benefícios:
- Combate o envelhecimento precoce
- Previne doenças como o Alzheimer
- Ajuda a controlar o colesterol e a pressão
- Melhora o humor e a concentração
Qual a diferença entre consumir o cacau em pó e o chocolate?
Enquanto o cacau em pó de boa qualidade mantém suas as propriedades, no chocolate isso vai depender do teor de cacau e dos demais ingredientes adicionados ao produto. Quanto mais açúcar e leite adicionado, menor o teor de cacau e menor serão os benefícios para a saúde.
Quando falamos de chocolate branco, porém, esse é o menos saudável, já que é feito somente da manteiga de cacau. Os chocolates com teor de cacau acima de 65% são os mais indicados, já que possuem menos açúcar e mais cacau, assim como mantêm as substâncias benéficas do cacau.
Afinal, devo substituir o chocolate pelo cacau em pó?
Você não precisa eliminar o chocolate de vez da sua vida, mesmo que esteja buscando emagrecer. Comece substituindo o chocolate pelo cacau em pó em algumas receitas, como bolos e mousses, fazendo com que fiquem mais saudáveis.
Você também pode trocar o achocolatado em pó, rico em açúcar, pelo cacau ou um chocolate em pó de boa qualidade e alto teor de cacau. Entretanto, se você é daqueles que não abrem mão de um chocolatinho, prefira os chocolates amargos – eles possuem menos açúcar e mais benefícios para a saúde.
Além disso, uma dica é comer o chocolate junto com uma fruta ou castanha, para ter mais saciedade. Portanto, você pode continuar comendo chocolate, desde que seja com moderação e com teor de cacau acima de 65% e substituí-lo em algumas receitas pelo cacau em pó.
Dicas para incluir o cacau em pó e o chocolate de maneira saudável no seu dia a dia
- Além da qualidade, prefira chocolates com teor de cacau superior a 65%
- Substitua o achocolatado por cacau em pó em receitas de bolos, mousses, sorvetes e tortas
- Comer 30 gramas de chocolate amargo todos os dias traz benefícios para a saúde do cérebro e do coração – coma junto com uma fruta ou castanhas para ficar mais saciado
- Adicione uma colher de chá de leite em pó desnatado e uma pitada de cacau em pó ao café para um delicioso capuccino saudável
Referências
EFRAIM, P. et al. Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 14, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2011.
DEL REY, J.; MEDEIROS, F. Chocolate e os Benefícios Cardiovasculares. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Ano 10, Julho / Setembro de 2011.
Imagem: Alimento foto criado por kroshka__nastya – br.freepik.com