A busca pela saúde nunca esteve tão em alta. Apesar de todos os dias surgirem novos procedimentos estéticos, essa busca deveria começar pela nossa alimentação. Já dizia Hipócrates:
“Faça do seu alimento o seu medicamento”
A maioria dos alimentos traz algum tipo de benefício para o nosso corpo, mas existe um grupo de alimentos chamados alimentos funcionais que possuem substâncias especialmente boas para o funcionamento do organismo.
Você conhece esses alimentos e seus componentes? Leia aqui nesse artigo e comece hoje a consumi-los.
O que são alimentos funcionais?
Alguns alimentos possuem substâncias que atuam especificamente em alguma área do nosso corpo, chamadas compostos bioativos. A esses alimentos damos o nome de alimentos funcionais, ou seja, alimentos que além da sua função básica, trazem outros benefícios para a nossa saúde.
O consumo regular desses alimentos pode reduzir o risco de diversas doenças como diabetes, Alzheimer e até mesmo alguns tipos de câncer. Sozinhos, entretanto, esses alimentos não fazem milagre, seu consumo deve ser aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios.
Confira aqui que compostos são esses e em que alimentos você pode encontrá-los:
- Flavonoides – possuem ação antioxidantes, retardando o envelhecimento, protegendo as células e atuando na prevenção de doenças cardíacas – uva, tomate, soja, pimentões
- Licopeno – previne alguns tipos de câncer como o de mama e próstata – tomate, melancia, goiaba
- Isoflavonas – melhoram os sintomas da menopausa – soja
- Catequinas – reduzem o colesterol – uva, vinho, chá verde, amora
- Prebióticos – alimentam a flora intestinal – chicória, batata yacon, alho
- Probióticos – micro-organismos que regulam o intestino e previnem o câncer de cólon – iogurte, leite fermentado, kombucha, kefir
- Ômega-3 – reduz o colesterol e possui ação anti-inflamatória – atum, sardinha, salmão
Alimentos funcionais são capazes de curar doenças?
Apesar de suas propriedades, nenhum desses alimentos consegue curar doenças. Seu papel é fornecer nutrientes especiais ao nosso corpo, capazes de atuar na prevenção dessas doenças, mas não curá-las.
Juntamente com um estilo de vida saudável, prática de atividades físicas e check-ups regulares, incluir esses alimentos na sua dieta vai trazer mais saúde e disposição para a sua vida.
Como aumentar o consumo de alimentos funcionais?
Num primeiro momento, você pode achar que alimentos funcionais são caros e difíceis de incluir na rotina, mas a verdade é que não são. É muito fácil aumentar o consumo desses alimentos e, principalmente, trazer mais saúde para o seu dia a dia. Veja algumas dicas para incluir alimentos funcionais em sua dieta:
- Substitua o creme de leite por iogurte no preparo de molhos e sobremesas
- Acrescente sementes e castanhas às suas frutas e saladas
- Substitua a carne vermelha por peixes e proteínas vegetais, como cogumelos, soja, ervilha, feijões e quinoa
- Dê preferência ao consumo de arroz, pães e massas integrais
- Tenha sempre frutas frescas em casa para um lanche rápido
- Enriqueça o arroz e o macarrão adicionando cenoura, lentilha, milho, brócolis, abobrinha ou tomate
A busca pela saúde deve começar primeiramente pela mudança de hábitos. Uma alimentação saudável e, principalmente, colorida, é a chave para a prevenção de diversas doenças.
O consumo de frutas, legumes e verduras diariamente não só contribui com a nossa saúde, como também é essencial para a manutenção do peso. Além disso, pratique atividades físicas regularmente, evite o excesso de sal e açúcar e consulte sempre seu médico e nutricionista.
Nosso aplicativo Vitamenu pode te ajudar a entender melhor sua alimentação alem de dicas exclusivas para cultivar hábitos saudáveis. Conheça clicado aqui.
Referencias bibliográficas
Alimentos Funcionais – Biblioteca Virtual em Saúde; Ministério da Saúde.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais
Imagem: Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com