Alimentos orgânicos são provenientes de sistemas orgânicos de produção.
Sistemas orgânicos de produção usam técnicas especificas, que melhoram a utilização de recursos naturais e sócio econômicos, respeitando a cultura, com o objetivo da sustentabilidade ecológica e econômica.
Sistemas orgânicos não utilizam
- agrotóxicos,
- fertilizantes químicos,
- pesticidas,
- organismos geneticamente modificados,
- radiação ionizante,
- outros, além de utilizarem energia renovável sempre que é possível.
Alimentos orgânicos são melhores que os alimentos convencionais?
Atualmente é muito comum que pessoas escolham alimentos orgânicos pelo valor social que eles apresentam, mas a grande duvida é: “alimentos orgânicos são melhores que alimentos convencionais?
Estudos mostram que a composição de alimentos orgânicos são superiores em alguns minerais, como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e outros, em relação a alimentos convencionais.
A forma de cultivo (sistemas orgânicos) tem papel importante nessa composição nutricional, uma vez que a exposição de alimentos a agrotóxicos pode reduzir a composição nutricional.
Este ponto é tema de estudos recentes e debate, que relacionam sua ingestão e a saúde humana.
Onde encontrar alimentos orgânicos?
A oferta por alimentos orgânicos tem crescido e ganhado destaque, atualmente é possível encontrar este tipo alimento em hiper mercados, contudo, existem lojas virtuais, mercados e feiras dedicados exclusivamente a este tipo de alimento.
Vale ressaltar que o custo de produtos orgânicos pode ser um fator limitante, mas uma alternativa interessante é a combinação entre alimentos convencionais e alimentos orgânicos.
Referências Bibliográficas:
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produtos Orgânicos. 2018
BOURGUINI, Renata Galhardo; TORRES, Elizabeth A. Ferraz da Silva. Alimentos Orgânicos: Qualidade Nutritiva e Segurança do Alimento. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, vol 13, nº2, p. 64-75, 2006.