Nosso estado emocional, como o mau humor e o bom humor, é uma característica que pode ser influenciada pelos alimentos que comemos, de forma positiva ou negativa.
A serotonina (neurotransmissor) é uma substância que obtemos através da alimentação.
Quando consumimos alimentos que são ricos em triptofano, nosso corpo transforma o triptofano em serotonina.
Muitos estudos mostram que a serotonina tem o poder de proporcionar a sensação de bem-estar e felicidade.
Ou seja, níveis baixos de serotonina podem causar efeitos negativos, como por exemplo:
- Maior desejo em comer doces e carboidratos,
- Menor controle sobre a saciedade (sensação de satisfação ao comer),
- Pode causar alterações de humor (mal humor) e
- Contribuir para o quadro de depressão.
O que mostra a importância de termos um cardápio equilibrado, priorizando a escolha por alimentos in natura e minimamente processados, sempre variando os tipos de alimentos que comemos em diferentes grupos alimentares (proteínas, vegetais, hortaliças, leguminosas,cereais, entre outros).
Qual a recomendação diária de Triptofano?
A recomendação atual para o consumo de triptofano é de 4mg de triptofano por cada quilo do nosso corpo (4mg/kg), ou seja, para saber sua necessidade basta multiplicar seu peso por 4. Por exemplo:
- Individuo pesando atualmente 100,00 kg → A quantidade necessária de triptofano será de 400mg por dia (100 x 4)
- Individuo pesando atualmente 50,00 kg → A quantidade necessária de triptofano será de 200mg por dia (50 x 4)
É interessante destacar, que para uma melhor conversão do triptofano em serotonina, o consumo de alimentos ricos em Vitamina B3 e Magnésio é fundamental, pois estas duas substâncias auxiliam neste processo.
Separamos alguns alimentos que são comuns no nosso dia a dia e as suas concentrações de triptofano, vitamina B3 (niacina) e magnésio.
Uma dica para entender os nutrientes que você ingere é usando o Vitamenu. Se ainda não usa, é só instalar ele clicando aqui. São centenas de receitas e dicas para você cuidar da sua saúde!
Setembro Amarelo: Prevenção do suicídio
Depressão pode levar pessoas a tirarem a própria vida, este assunto deve ser levado a sério por todos.
Em setembro foi criada a campanha “Setembro Amarelo” para conscientizar sobre a prevenção do suicídio. A prevenção é importante, pois nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
Precisa de ajuda?
Não tenha vergonha de pedir ajuda e conversar sobre o tema. Você é importante!
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do Telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Veja no site do CVV todos os modos de ajuda: https://www.cvv.org.br/
Referência Bibliográficas
I ENCONTRO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO CESUMAR, Aspectos cognitivos superiores: uma estreita relação com o alimento, p. 5.
FEIJÓ, Fernanda de Matos; BERTOLUCI, Marcello Casaccia; REIS Cintia, Sertotonina e controle hipotalâmico da fome: uma revisão, Revista da Associação Médica Brasileira, Porto Alegre, vol 57, nº 1, p. 74-77, 2010.
VISMARI, Luciana; ALVES, Glaucie Jussilane; PALERMO-NETO, João, Depressão, antidepressivos e sistema imune: um novo olhar sobre o velho problemas, Revista de Psiquiatria Clinica, vol. 35, nº 5, p. 196-204,2008