O alho é uma especiaria (produto constituído de alguma parte de um vegetal, utilizados para agregar sabor ou aroma em alimentos e bebidas).
Utilizado a séculos para o preparo de diversos tipos de alimentos e com fins medicinais.
Você sabia que ele pode colaborar na prevenção de algumas doenças?
O alho contém algumas substâncias (alicinas, por exemplo) que como alguns estudos mostram, pode trazer benefícios ao organismo.
Os benefícios constatados nos estudos foram:
- Redução da pressão arterial
- Redução do colesterol total (HDL+ LDL)
- Potente antimicrobiano
Se você já utiliza o alho em suas preparações, ótimo, e se você não consome o alho, inclui-lo na alimentação pode ser uma boa pedida, pois ele um ótimo auxiliar da saúde.
A recomendação de ingestão diária de alho ainda é discutida para estabelecer um padrão na quantidade e forma que deve ser consumido para proporcionar os benefícios citados a saúde.
Porém, já existem recomendações sugeridas por diferentes entidades (Ministério da Saúde do Canada, Comissão e da Agência Federal Alemã de Saúde e American Diet Association).
Essa recomendações são:
Essas doses de alho, são equivalentes a um dente de alho cru de tamanho médio. Ou seja, é muito fácil incluir esta recomendação no seu dia a dia e já ter benefícios!
Veja abaixo uma dica de como consumir o
RECEITA – PASTA DE ALHO COM COTTAGE:
Referencia Bibliográfica:
JÚNIOR, Hernani Pinto de Lemos; LEMOS, André Luis Alves de. Alho, Diagnóstico e Tratamento, vol. 16, nº 1, p.14-16, 2011.
LEONÊZ, Ana Claudia. Alho: Alimento e Saúde. 2008. 41f. Monografia (Especialista em Gastronomia e Saúde). Centro de Excelência em Turismo – CET, da Universidade de Brasilia – UNB, Brasilia, 2008.
QUEIROZ, Yara Severino de. Alho (Alliun sativum) e prdoutos: atividade antioxidantre in vitro durante a vida de prateleira. 2006. 105p. Dissertação (Pós-Graduação em Saúde Pública – Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2006