Cúrcuma, açafrão-da-terra, gengibre amarelo, todos são nomes diferentes, mas são mesmo alimento.
O açafrão da terra ganhou fama recentemente devido a sua associação com a prevenção de câncer e a proteção contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Açafrão
A Cúrcuma longa ou Curcuma domestica Valeton é um vegetal que tem origem na Índia. Com relatos de uso do século I, motivo de guerras entre nações. Atualmente não é encontrado em áreas selvagens, apenas proveniente do plantio humano.
O caule é a parte mais consumida. Geralmente é desidratado e moído, sendo a forma mais comum de encontrar o açafrão, mas pode ser consumido fresco ou seco também. Outra forma é o pistilo da flor, que pode ser encontrado como estigma. Contudo, o seu preço comercial chega a ser mil vezes mais caro do que o desidratado e moído.
Então, além de sua histórias, seus benefícios, que são alvo de estudos, mostram que o açafrão é um ótimo antioxidante e seu uso na culinária é um aliado a saúde.
Plantas como alimentos funcionais
Muitos povos utilizam, desde tempos passados, plantas e raízes com fins medicinais. Contudo, esse uso era realizado por uma pessoa especifica dentro da organização desses povos. Isso devido ao conhecimento sobre essas plantas e raízes, que acredita-se que era adquirido através de experimentos.
Atualmente, alimentos funcionais, nutracêuticos e fitoterápicos são temas em alta, devido ao beneficio obtido através destes alimentos. Relacionado ao açafrão, que contem a curcumina, substância que tem potencial para promover benefícios a saúde, estudos relacionam seu uso com o tratamento de câncer e até a doença de Alzheimer, como podemos ver a seguir:
- Curcumina em terapia combinada de câncer.
- Aplicações terapêuticas da curcumina em pacientes com câncer pancreático .
- Neurogênese e neuroproteção na neurodegeneração cerebral pós-isquêmica com o fenótipo de Alzheimer : existe um papel para a curcumina ?
- Desafios associados à terapia com curcumina na doença de Alzheimer.
Como utilizar o açafrão na culinária
A forma mais comum de consumir o açafrão é utilizando-o como tempero. Ele tem um sabor forte, marcante e da uma cor amarela, bem característica aos alimentos.
O uso deve ser moderado, apenas para dar um sabor a mais ao preparo do alimento, não para tomar conta de todo o gosto, por isso, recomendamos o uso moderado, adicionando aos poucos e provando, até chegar a um sabor agradável.
Os usos mais comuns do açafrão como tempero, são para temperar frangos ensopados e para fazer o arroz. No caso do arroz, ele muda totalmente a cor de branco para amarelo, o que pode ser ótimo para estimular o consumo por crianças.
Outra forma de consumir este alimento é como bebida, um exemplo é o Leite Dourado, consumido na Índia há séculos. Confira a receita:
Receita de Leite Dourado
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de cúrcuma em pó;
- ¼ colher (chá) de gengibre em pó;
- ¼ colher (chá) de canela em pó;
- 2 colheres (sopa) de água fervente;
- 2 xícaras (chá) de leite vegetal ou leite de vaca.
Modo de preparo
Em uma tigela média, misture o mel, açafrão, gengibre e canela. Misture bem e, em seguida, acrescente a água fervente para dissolver o mel. Junte o leite vegetal. Se quiser, adicione mais mel dissolvido em água fervente para adoçar.
Referencias Bibliográficas:
SUETH-SANTIAGO, Vitor, etal., Curcuma, o pó dourado do açafrão-da-terra: Introspecções sobre química e atividades biológicas. Quim. Nova, v, 38, n. 4, p. 538-552, 2015.