O fígado é um dos cortes de carne (bovino e de aves) com maior composição de vitaminas e minerais, principalmente ferro. Contudo, a maioria das pessoas não gosta de comer, devido ao gosto forte.
Então, nos do vitamenu, preparamos algumas dicas que podem ajudar na preparação do fígado, deixando ele mais saboroso e ajudando no seu objetivo nutricional !
Quer controlar sua alimentação e a quantidade de ferro ingerida? Clique aqui e conheça o aplicativo do Vitamenu e saiba se você esta consumindo todos nutrientes necessários.
1 – Escolha do Fígado
Caso você não esteja acostumado, prefira o fígado bovino, o fígado de galinha é mais forte! Escolha carnes frescas, o fígado é um pouco mais escuro, mas não deve ser preto ou cinza, escolha sempre os com cor vermelho escuro.
2 – Capriche no corte
O fígado tem o sabor característico forte, assim, quanto maior o corte, ou seja, quanto maior o bife, mais forte será o gosto e isso pode dificultar a aceitação pelo paladar.
Então fazer um corte pequeno e fino, pode ajudar, além desse corte ser ótimo para acompanhar legumes cozidos ou fritos. Além disso, o corte mais fino contribui para melhorar a textura.
3 – Minimizando o cheiro e o gosto forte
Um truque bem antigo, deixar o bife de molho no leite antes de cozinhar. Parece estranho, mas funciona.
A proporção é de aproximadamente 8 colheres de leite para 1kg de fígado, 30 minutos antes de cozinha-lo.
Antes de cozinhar, escorra o excesso de leite e se perceber que o tempero usado saiu no leite, tempere um pouco mais e frite ou cozinhe o fígado.
4 – Capriche nos temperos:
O fígado precisa de tempero e de marinada, caso prefira.
Aqui destacamos alguns temperos que vão bem com fígado e dão aquele sabor especial.
- Manjericão
- Alho
- Pimenta-do-reino
- Sal
- Molho inglês
- Mostarda
- Azeite
- Manteiga
O ideal é temperar ou marinar o fígado pelo menos 30 minutos antes de frita-lo ou cozinha-lo.
5 – Acompanhamentos
Além de preparar um bife seguindo as dicas anteriores, os acompanhamentos são essenciais para uma refeição saborosa e nutritiva.
Um arroz bem temperado é um ótimo acompanhamento, além da tradicional cebola, cozida ou frita junto com o fígado, além de pimentões e até o jiló são acompanhamento tradicionais do fígado que deixam o sabor especial.
Mas além dessas temos muitas receitas de fígado, como fígado a milanesa, fígado ao molho de vinho, fígado com batatas, entre outras. Para um bom acompanhamento o gosto pessoal e a criatividade que mandam.
6 – Preparo
O preparo do fígado na frigideira deve ser rápido. Sempre faça o fígado no momento que for consumir!
Primeiro aqueça a frigideira e faça uma cebola salteada com shoyo e um pouco de manteiga ou azeite. Reserve a cebola.
Coloque mais manteiga ou azeite, espere aquecer e coloque o fígado e mexa rapidamente, o preparo não leva mais que 2 minutos, não deixe muito, caso contrário o fígado ficará borrachudo.
Despeje a cebola reservada sobre o fígado, misture e a receita está pronta!
Gostou dessa dica?
Com o Vitamenu você tem muito mais dicas como esta, permitindo que você tenha uma vida saudável de maneira criativa e gostosa! 😉 Instale hoje o aplicativo, clique aqui.