Você já ouviu falar do kombucha?
O kombucha é uma bebida, feita através da fermentação de micro-organismos (leveduras e bactérias), com sabor levemente acidificado, gaseificado e refrescante.
Para produzir o kombucha, originalmente é utilizado chá preto adoçado com açúcar mascavo.
Contudo é possível encontrarmos o kombucha feito com outros tipos de chá, como o chá verde e o chá de hibisco (vinagreira), adoçados com açúcar açúcar mascavo ou refinado (açúcar branco/açúcar de mesa).
Aprenda a fazer seu próprio Kombucha neste link.
O Kombucha promove algum beneficio?
Estudos mostram que o kombucha pode liberar polifenóis e ácidos orgânicos durante o processo de fermentação.
Essas substâncias podem atuar na captura de radicais livres. Essa ação faz com que o kombucha promova ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo.
Entretanto é importante destacar que os efeitos do kombucha estão ligado aos nutrientes que compõe o kombucha depois de pronto e esses nutrientes dependem dos ingredientes usados no preparo do kombucha.
Além dos ingredientes utilizados no preparo, os efeitos do kombucha dependem do:
- Tempo de fermentação,
- Micro-organismos que compõe o kombucha mãe ou scoby.
O Scoby ou Kombucha mãe, são a primeira colonia de micro-organismo utilizados no preparo do kombucha.
Primeiro pois após um tempo de fermentação, outras colônias são formadas.
Assim, o kombucha além de benéfico à saúde, apresenta um valor social. Possibilitando a doação das colônias para que outras pessoas iniciem o cultivo de suas kombuchas.
É fundamental destacar que o uso do kombucha deve ser aliado a uma alimentação saudável e balanceada para promover benefícios a saúde.
Referências Bibliográficas:
VILLAREAL-SOTO, S.A et al., Understanding Kombucha Tea Fermentation: A Review. J. Food Sci, v. 83, n. 3, p. 580-588, 2018,
AMARASINGHE, Hashimi; WEERAKKODY, Nimsha S, WAISUNDARA, Viduranga Y. Evaluation of physicochemical properties and antioxidant activities of kombucha “Tea Fungus” during extended periods of fermentation. Food Science & Nutririon, v. 6, n3, p. 659-665, may, 2018.