Você sabe o que significa PANCS?
- Plantas
- Alimentícias
- Não
- ConvencionaiS
Sobretudo, PANCS são plantas que geralmente não são consumidas com fins alimentares.
Além das folhas, outras partes podem enquadrar este termo, como a flor e o caule por exemplo.
Igualmente, PANCS pode se referir a plantas que são consumidas em uma determinada região em específico e apresentam dificuldades se estender pelo território.
Qual é a importância de PANCS?
O Brasil possui uma mega biodiversidade, o que proporciona um número muito grande de espécies de plantas.
Assim, as PANCS apresentam potencial econômico, sociocultural e nutricional.
Econômico, pois a procura por PANCS pode estimular o plantio de especies, tornando as PANCS uma possível fonte de renda.
Igualmente, o fator sociocultural, pois através de PANCS é possível conhecer espécies de plantas diferentes das convencionais, além dos sabores e costumes de diferentes regiões do país.
Nutricionalmente as PANCS podem além de adicionar novos sabores ao padrão alimentar, contribuir com substituições e variação de alimentos, o que diminui a monotonia de padrões alimentares restritos, aumento as possibilidades de escolhas de alimentos.
Alguns exemplos de PANCS são:
- Azedinha
- Jambu
- Ora-pro-nobis
- Peixinho
- Taioba
- Vinagreira
Você conhece alguma PANC? Já consumiu, ou preparou alguma dieta utilizando PANCS? Conte para nós!
Referências Bibliográficas:
GOLLNER-REIS, João Paulo et al., Estudo do emprego de plantas alimentícias não convencionais (PANCS): característica nutricional, propriedade funcional e emprego na alimentação humana. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hortaliças Não-Convencionais. Brasilia: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2010. 54p.