IMC é uma sigla que significa “Índice de Massa Corporal”, e é uma relação entre o peso e a altura de um indivíduo.
O resultado dessa relação indica se estamos dentro do peso considerável saudável, acima do peso ideal ou abaixo do peso ideal.
Estar acima ou abaixo do peso saudável, pode ser um indicador para avaliar a saúde onde o resultado encontrado pode direcionar para doenças como desnutrição e obesidade.
A obesidade está relacionada com uma pré-disposição para aparecimento de doenças como, doenças do coração, colesterol elevado, pressão alta e outras.
Conhecer e saber como medir o IMC pode auxiliar e direcionar para condutas que poderão, inclusive, contribuir na prevenção de doenças com mudanças de hábitos saudáveis.
Como Calcular o IMC?
O calculo do IMC é feito da seguinte maneira:
IMC = Peso (kg) / Altura x Altura (m)
Vamos a um passo a passo:
- Pegue sua altura, em metros, e multiplique por ela mesmo.
- Ou seja, se você mede A , você deve fazer: A * A
- Pegue seu peso, em quilos, e divida pelo valor anteriormente calculado,
- O resultado do calculo é o índice chamado de IMC.
Ou seja, para calcular o IMC, dividimos o peso em quilos (kg) pela altura (em metros) ao quadrado.
Compare o valor do seu IMC calculado com a tabela abaixo para descobrir onde você está classificado.
Importante ressaltar, que são utilizados outros indicadores ou outras referências, para analisar idosos, crianças, adolescentes, gestantes e atletas! Por isso, não julgue seu peso apenas com o cálculo do IMC.
Está com dificuldade de calcular seu IMC? Nós ajudamos! 🙂
O Vitamenu tem um aplicativo que calcula seu IMC e Peso Ideal*
Versão pra Android – Baixe aqui.
Versão para iOS (iPhone e iPad): Baixar aqui.
*Seu peso ideal depende de vários fatores, o valor sugerido nunca deve ser adotado como verdade sem acompanhamento médico e nutricionista. Procure sempre um profissional qualificado.
O IMC é ideal para mim?
O IMC é um método simples, barato e fácil, pois só precisamos saber a altura e o peso do indivíduo para fazer o cálculo.
O IMC normalmente é muito usado para analisar a população em estudos científicos, quando os pesquisadores não tem não condições de usar outros métodos mais precisos para analisar o peso de todas as pessoas do estudo.
Além do IMC existem outras maneiras de avaliar o seu peso, como por exemplo, o exame de bioimpedância, onde analisamos o percentual de gordura.
O biotipo da pessoa pode influenciar o resultar do IMC, ou seja, se você é uma pessoa que tem uma boa quantidade de massa corporal, como atleta, o resultado do IMC pode ter alguma variação e outros métodos deverão ser avaliados.
Nós do Vitamenu sabemos que vocês querem e gostam do melhor, então fiquem ligados pois estamos preparando muitas novidades para vocês! Aproveita e use o App do Vitamenu para não perder todas as novidades.
Referências Bibliográficas
AMER, Nadia Mohamad; SANCHES, Diógenes; MORAES, Solange M. Franzoi, Índice de massa corporal e razão cintura/quadril de praticantes de atividade aeróbica moderada, Revista de Educação Física/UEM, Maringa , vol. 12, nº2, p.97-103, 2001.BRASIL. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4ª Edição. São Paulo: 2016. 188p.
GLANER, Maria Fátima, Índice de massa corporal como indicativo da gordura corporal comparado às dobras cutâneas, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, vol. 11, nº 4, p. 243-246, julho/agosto, 2005.
RICARDO, Djalma Rabelo; ARAÚJO, Claudio Gil Soares, Índice de massa corporal: um questionamento cientifico baseado em evidencias, Artigos Brasileiros de Cardiologia, vol. 79, nº1, p. 61-69, 2002.